quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Software Livre

Quando se fala em software livre o que você imagina? Um programa grátis? Sem bloqueios?Um programa de qualidade inferior?


No post de hoje quero dividir com vocês o que é - SOFTWARE LIVRE.

Essa expressão é utilizada para designar qualquer programa de computador, que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuário gratuitamente, ou seja, os usuários possuem livre acesso. Em outras palavras, o Software só é considerado livre quando atende a esses quatro tipos de liberdade:


  1. executar
  2. estudar
  3. modificar 
  4. distribuir
Um programa é software livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto você deve se livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição,para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para essas coisas significa( entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão.
Assim o software visa o espirito da liberdade e não o lucro.
Você deve também ter a liberdade de fazer modificações e usa-las privativamente no seu trabalho ou lazer .
Acredito que para muitos aqui esse seja um tema novo,mais é importante lembrar que a liberdade de executar o programa significa que qualquer pessoa, pode utilizar o software em quantos computadores quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor. E esta é a chave da liberdade deste tipo de software.
Nos próximo posts estarei trazendo mais informações e esclarecimentos a respeito do tema.
Resultado de imagem para software livre
 

O papel do professor

Dando inicio a aula de hoje, discutimos  sobre as novas mudanças que vêm ocorrendo na educação, com base  no livro de Levy - Cibercultura cap.XI, que enfatiza que a demanda pela formação é grande porém não é posssível aumentar a quantidade de professores na mesma proporção. Desta forma faz-se necessário a utilização de novas tecnologias audio-visuais da internet e outras tecnologias. 

Os sistemas educacionais encontram-se desatualizados com relação a quantidade, diversidade e velocidade de evolução dos saberes. Principalmente no que diz respeito a velocidade, porque a sociedade deposita grandes expectativas na educação escolar. As universidades estão cada vez mais cheias e não há nem instituições nem professores que atendam essa demanda da educação. Portanto se faz necessário buscar soluções pedagógicas para que todos sejam contemplados. A aprendizagem coletiva segundo Levy, ganhará espaços nas escolas para suprir a demanda existente á procura massificada por educação. Assim Levy sugeri que essa educação seja feita a distância via internet e outros programas de dados. O professor nesse sentido passa a ter outra função,que neste caso, passa a ser o de incentivador do pensamento acompanhando a evolução de seus educandos.

O autor, deixa claro, que em sua visão, as outras possibilidades de educação não visam a substituição do professor por máquinas e sim de oferecer novas possibilidades a todos que almejam uma educação formal.
Essas possibilidades podem está ligadas a outra forma de ensino, que pode ser a distância,lançando mão das tecnologias existentes, para um ensino de qualidade, acessível a todos. 
O autor, salienta que, cabe ao estado promover a educação via ciberespaço, com qualidade e sem deixar de pensar no professor como parceiro nessa nova possibilidade de educar.

Software Livre

Quando se fala em software livre o que você imagina? Um programa grátis? Sem bloqueios?Um programa de qualidade inferior? No post de hoje...