terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Cibercultura

A discussão dessa semana foi sobre CIBERCULTURA, a partir da leitura do texto de Pierre Lévy - O Movimento Social da Cibercultura.
De inicio para uma melhor reflexão e compreensão do texto, foi necessário a discussão de alguns conceitos mais relevantes para entender o texto como um todo. 

Assim no post de hoje gostaria de expor o meu entendimento sobre Cibercultura, sendo esse o movimento social o  mais importante no ciberespaço. A cibercultura agrega novos valores e novos rumos a sociedade. Foi possível perceber que a emergência  do ciberespaço é fruto do movimento social , e esse movimento está baseado na interconexão, nas comunidad
es virtuais  e na inteligência coletiva.

Assim sendo a  cibercultura é naturalmente uma forma de cultura surgida junto com o desenvolvimento das tecnologias digitais, que por sua vez ganha cada vez mais espaço entre a sociedade moderna o que leva consequentemente, a sua maior presença em todo o mundo, essa forma de cultura não é, em resumo, nada mais que uma grande ligação, disseminação e interação entre, praticamente, todas as formas de cultura existentes em todo o mundo. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais

A educação vem passando por um período de transformações e construções, isso devido a inserção das novas tecnologias no modo com que ela se dá. Porém podemos perceber que essas transformações não são de agora, pois as tecnologias referidas incluem desde o livro até as web-conferências.

Pensando em educação  o ciberespaço possibilita o autoaprendizado, facilita a interatividade e estimula a troca de informações e saberes, mas não garante o sucesso da aprendizagem comumente desmotivado pela falta de estimulo. Disso decorre a importância da escola e do professor como mediadores do conhecimento a ser construído, aliados a estrategias pedagógicas, materiais didáticos e metodologias de ensino.
Contudo, apesar dos evidentes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, devemos repensar a influência da internet e das novas tecnologias em nossa cultura, conscientes de seus pontos fortes e limitações, como a falta ou a precariedade de acesso à rede. Além disso, é fundamental avaliar a capacidade do estudante para utilizar as tecnologias propostas como instrumento de produção de conhecimentos transdisciplinares, e não apenas de informação, redefinindo a racionalidade comunicativa em estratégias educacionais no ambiente virtual.
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Um comentário:

  1. Verdade Raine, é necessário que nossas escolas incorporem as potencialidades da cibercultura nos processos de ensino e aprendizagem, sem deixar de ser críticas sobre as limitações, as exclusões que estão postas nesse contexto.

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