quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Novas Educações

A forma como trabalhamos colaboramos e nos comunicamos , está evoluindo a medida que a globalização aumenta. Esta tendência está nos causando um grande impacto e continua a expandir nossas possibilidades de aprendizagem e possibilidades.
Com o aumento continuo da disponibilidade de ferramentas e métodos, para conectar professores e alunos, através de ambientes  on-line, o desafio é desenvolver estrategias de aulas para as novas formas de comunicação tais como vídeos, BLOGS e uso de imagens.

Hoje na minha postagem quero falar um pouco mais sobre Novas Educações, se tratando aqui da popularidade das novas ferramentas da internet, tais como vídeos, blogs, facebook, skype...que estão oferecendo novos canais para criatividade e possibilitando que cada vez mais se possa conhecer expressões individuais. Nas áreas como educação e política, as pessoas estão usando novos recursos tecnológicos para persuadir e argumentar pontos de vistas.

Nesse sentido a escola e o professor precisam reconhecer os atributos essenciais das novas tecnologias e aumentar continuamente o seu uso para aprendizagem. O aspecto principal dos novos recurso está na facilidade com que as pessoas compartilham  seus interesses, idéias, pontos de vistas, trabalham em projetos e acompanham os avanços coletivos. 

Com a mudança de paradigma, algumas estrategias devem ser consideradas no processo educativo, e o professor tem um papel importante nesse processo para Novas Educações. A Literatura tem mostrado que o professor que aprende bem, e continuadamente, pode contribuir mais efetivamente com a aprendizagem do aluno. Essa educação que nos é proposta atualmente requer do aluno habilidades cognitivas mais complexas do que as exploradas cotidianamente. Assim, é de extrema importância que o educador saiba explorar das mais diversas maneiras os espaços de aprendizagem, desempenhando suas funções de mediador, articulador e orientador.

E como o assunto hoje foi Novas Educações voltada para ferramentas da internet deixo aqui um link em que o Ministério da Educação entendendo a necessidade desse novo perfil e papel do educador, implementou o Portal do Professor.A ideia do Portal consiste na iniciativa de reunir em um só local na web um conjunto de recursos: multimídia (vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, outros); interação e comunicação (fóruns, blogs, chat, outros); acesso às informações e conhecimento (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas) e ferramenta colaborativa para criação de sugestões de aulas para enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno.

Segue:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Fronteiras do Pensamento



Oi Gente!!

Hoje quero fazer uma reflexão acerca do que foi discutido sobre Sociedade Contemporânea,a partir do vídeo da Série Fronteiras do Pensamento - que traz uma entrevista com Zygmunt Bauman.

Através das discussões foi possível perceber o quanto o mundo está mudando e em constante movimento, ampliando assim nossa compreensão das tranformações sociais, econômicas, culturais e políticas do mundo contemporâneo.

A vida moderna nos mostra como tudo é efêmero e vão, a cultura do vazio impulsiona a ação na busca irrefreada do prazer e do poder. O mundo está sempe cheio de novidades. A velocidade da transformação é muito rápida e violenta, instigando assim ao ser humano a buscar sempre mais, a consumir ilimitadamente, caindo nas malhas do sistema de consumo sem pensar, transformando a adição de coisas em vicio; tudo é poder e prazer.
Ligado a isso tudo vivemos uma máxima que é a de promover o consumo, que está intimamente ligada a noção de liberdade e essa por sua vez a perfeição, que também está ligada a uma qualidade coletiva de massa e a multiplicidade de objetos e desejos.

Assim sendo é preciso pensar no prazer, desvinculando-o das amarras sociais, das instabilidades dos humores em nós e nos
os outros para sermos aprovados.
É necessário que nos libertemos das conservas sociais e dos apelos consumistas. O prazer só pode ser vivenciado plenamente quando somos espontâneos, conscientes e quando reconhecemos o amor e o respeito por nós e pelos outros.

Software Livre

Quando se fala em software livre o que você imagina? Um programa grátis? Sem bloqueios?Um programa de qualidade inferior? No post de hoje...